1. Cursos e Vivências. A vivência pessoal e aproveitamento na realização de cursos de entrada é pré-requisito por ser um elemento chave para o acesso inicial aos conteúdos essenciais de Conscienciologia. Aprender primeiro, ensinar depois.
2. Leitura. Para iniciar o CFPC – Curso para formação de Professores de Conscienciologia a leitura dos tratados Projeciologia e 700 Experimentos é fundamental para obtenção dos conhecimentos necessários ao início do processo formativo.
3. Conteúdos Essenciais. A prova seletiva feita no processo de inscrição do CFPC objetiva avaliar se estes conceitos essenciais estão apreendidos e, desta forma, fazer profilaxia da frustração do interessado no CFPC quanto aos conteúdos mínimos necessários.
4. Voluntariado. O requisito de 6 meses mínimo de voluntário permite ao futuro professorando ter uma vivência da Conscienciologia: desenvolvimento da convivialidade, rotinas úteis e realização de tarefas que trazem continuísmo, investimento no domínio energético, experiências diversas que contribuem com a sinalética anímico-parapsíquica pessoal e a aplicação prática da Conscienciologia naturais ao dia-a-dia do voluntariado. Essas vivências criam uma base teática para o futuro professorando o que permite o aproveitamento do processo formativo.
5. Intraconsciencialidade, Saúde Psicológica e Somática. A formação docente exige espaço mental, energias e foco durante o processo. Alguns contextos de saúde pessoal, saúde de familiares ou acompanhamento terapêutico psicológico ou consciencioterápico, podem exigir especial dedicação enquanto estão em curso. As duas atividades ao mesmo tempo podem ser incompatíveis e será prudente o interessado se dedicar prioritariamente a essas necessidades terapêuticas e depois à formação docente. Cada caso é um caso e o interessado poderá avaliar com um parapedagogo da Reaprendentia o seu caso pessoal.
6. Disponibilidade e Vida Humana. O curso para formação exige dedicação para estudo com rotina mínima recomendada de 2 horas por dia. Caso o interessado estiver cursando pós-graduação, mestrado, doutorado ou tenha situações que requerem sua atenção direta como cuidar de familiares/filhos pequenos, assentamento em nova cidade ou problemas financeiros que exijam atenção maior, deverá analisar se é o melhor momento para iniciar a sua formação docente. Até mesmo a moradia e finanças mais estabilizadas conferem maior segurança ao início da formação docente.
7. Coincidência de Megaprojetos Pessoais. Não é recomendado iniciar a tenepes e a docência ao mesmo tempo por serem dois projetos que exigem atenção máxima da consciência até assentamento das atividades de uma ou outra iniciativa. Tenepes e docência tem seus próprios desafios, pré-requisitos e contrafluxos. Iniciar cada uma ao seu tempo, sem pressões sobre si mesmo, já demonstra o discernimento necessário para desenvolvimento de ambas as atividades.